Ciclo de Seminários

 

O Ciclo de Seminários “O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino-Americanas” irá ocorrer semanalmente, às quartas-feiras, 18hs e 30min, entre os dias 20 de outubro e 24 de novembro de 2021.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

Confira abaixo a programação completa:

 

20 de outubro de 2021, 18:30hs.

A pandemia e o mundo do trabalho: tecnologias e trabalho.

A proposta de discussão para esse seminário é refletir sobre a acentuação do uso das tecnologias durante a pandemia e seus efeitos sobre o ambiente de trabalho. Nesse contexto, propõe-se discutir sobre o teletrabalho, a plataformização, o home office nas relações entre trabalho e capital, o desemprego e a precarização das condições de trabalho.

Mediador: Emanuel Dall Bello (Sindjus/RS)

Conferências: Carlos Salas Páez (México) e Laura Cymbalista (Sinpeem)

 

27 de outubro de 2021, 18:30hs.

Assédios, violências, saúde e cuidado.

Os efeitos da pandemia sobre a saúde dos trabalhadores e a importância do cuidado são temas que irão nortear esse seminário. Assim, propõe-se discutir sobre violências, sofrimentos, saúde mental, a vulnerabilização dos trabalhadores essenciais e a intensificação do trabalho de cuidados durante a pandemia.

Mediadora: Ellen Pereira (Sinjusc)

Conferências: Pedro Lisdero (Argentina) e Luci Praun (UFAC)

 

3 de novembro de 2021, 18:30hs.

Liberdade, precariedade e trabalho compulsório.

Trabalho precário, escravidão contemporânea, relações de dependência e trabalho compulsório são temas que permanecem atuais no Brasil e na América Latina ainda no século XXI. É preciso situá-los em nossas pautas e discuti-los para criarmos ferramentas eficazes de enfrentamento. Diante disso, propõe-se debater sobre liberdade, precariedade e trabalho compulsório em nossa contemporaneidade.

Mediadora: Beatriz Mamigonian (UFSC)

Conferências: Rafael Chambouleyron (UFPA), Gabriela Barretto de Sá (UNEB) e Henrique Espada Lima (UFSC)

 

10 de novembro de 2021, 18:30hs.

Desigualdades estruturais e mercado de trabalho.

As condições desiguais do mercado de trabalho brasileiro e latino-americano serão discutidas nesse seminário. Desse modo, convém analisar a consubstancialidade, a matriz de desigualdades através do gênero, raça, classe e idade, as desigualdades no trabalho por conta própria e empreendedorismo e pensar sobre novas possibilidades de coletivos de gênero e raça nos sindicatos e associações de trabalhadores.

Mediador: Lucas Ferreira (UFSC)

Conferências: Bárbara Castro (Unicamp), Winnie Santos (CEERT) e Laís Abramo (Cepal)

 

17 de novembro de 2021, 18:30hs.

Políticas de austeridade e reformas no mundo do trabalho.

As recentes mudanças legislativas, especialmente no âmbito trabalhista, são temas centrais desse seminário. Planos de reformas e medidas de precarização que atingem o emprego, a renda e a ação sindical, serão abordados e discutidos por pesquisadores nacionais e internacionais, representantes sindicais e juristas.

Mediador: José Álvaro Cardoso (Dieese)

Conferências: Hugo Barreto (Uruguai) e Magda Biavaschi (Unicamp)

 

24 de novembro de 2021, 18:30hs.

Trabalhadores e trabalhadoras reinventam formas de organização.

Para finalizar o ciclo de seminários, propõe-se refletir sobre novas formas de organização no mundo do trabalho. Através de troca de experiências, pesquisadores e representantes sindicais serão convidados a pensar sobre o refluxo do sindicalismo, novas perspectivas e ações coletivas para mobilização da classe trabalhadora no Brasil e na América Latina.

Mediador: Neto Puerta (Sinjusc)

Conferências: Márcia de Paula Leite (Unicamp) e Victoria Basualdo (Argentina)