Seminários
O Ciclo de Seminários “O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino-Americanas” está ocorrendo semanalmente, às quartas-feiras, 18hs e 30min. Assista abaixo os seminários que já ocorreram.
A pandemia e o mundo do trabalho: tecnologias e trabalho (20/10/21).
A proposta de discussão para esse seminário era refletir sobre a acentuação do uso das tecnologias durante a pandemia e seus efeitos sobre o ambiente de trabalho. Nesse contexto, discutiu-se sobre o teletrabalho, a plataformização, o home office nas relações entre trabalho e capital, o desemprego e a precarização das condições de trabalho. Mediador: Emanuel Dall Bello (Sindjus/RS). Conferências: Carlos Salas Páez (México) e Laura Cymbalista (Sinpeem).
Assédios, violências, saúde e cuidado (27/10/21).
Os efeitos da pandemia sobre a saúde dos trabalhadores e a importância do cuidado foram temas que nortearam esse seminário. Discutiu-se sobre violências, sofrimentos, saúde mental, a vulnerabilização dos trabalhadores essenciais e a intensificação do trabalho de cuidados durante a pandemia. Mediadora: Ellen Pereira (Sinjusc). Conferências: Pedro Lisdero (Argentina) e Luci Praun (UFAC).
Liberdade, precariedade e trabalho compulsório (03/11/21).
Trabalho precário, escravidão contemporânea, relações de dependência e trabalho compulsório são temas que permanecem atuais no Brasil e na América Latina ainda no século XXI. É preciso situá-los em nossas pautas e discuti-los para criarmos ferramentas eficazes de enfrentamento. Diante disso, o debate centrou-se na liberdade, precariedade e trabalho compulsório em nossa contemporaneidade. Mediadora: Beatriz Mamigonian (UFSC). Conferências: Rafael Chambouleyron (UFPA), Gabriela Barretto de Sá (UNEB) e Henrique Espada Lima (UFSC).
Desigualdades estruturais e mercado de trabalho (10/11/21).
As condições desiguais do mercado de trabalho brasileiro e latino-americano foram discutidas nesse seminário. Desse modo, analisou-se a consubstancialidade, a matriz de desigualdades através do gênero, raça, classe e idade, as desigualdades no trabalho por conta própria e empreendedorismo e as novas possibilidades de coletivos de gênero e raça nos sindicatos e associações de trabalhadores. Mediador: Lucas Ferreira (UFSC). Conferências: Bárbara Castro (Unicamp), Winnie Santos (CEERT).
Políticas de austeridade e reformas no mundo do trabalho (17/11/21).
As recentes mudanças legislativas, especialmente no âmbito trabalhista, foram temas centrais desse seminário. Planos de reformas e medidas de precarização que atingem o emprego, a renda e a ação sindical, foram os temas abordados. Mediador: José Álvaro Cardoso (Dieese). Conferências: Hugo Barreto (Uruguai) e Magda Biavaschi (Unicamp).
Trabalhadores e trabalhadoras reinventam formas de organização (24/11/21).
Para finalizar o ciclo de seminários, propõe-se refletir sobre novas formas de organização no mundo do trabalho. Através de troca de experiências, pesquisadores e representantes sindicais serão convidados a pensar sobre o refluxo do sindicalismo, novas perspectivas e ações coletivas para mobilização da classe trabalhadora no Brasil e na América Latina. Mediador: Neto Puerta (Sinjusc). Conferências: Márcia de Paula Leite (Unicamp) e Victoria Basualdo (Argentina).