(28/8) Jornada Científica sobre Trabalho consolidou e visa ampliar Rede de Pesquisadores sobre o tema na UFSC.

19/09/2021 19:43

No último dia 27/08 foi realizada a 1a Jornada Científica sobre Trabalho da UFSC. O evento reuniu e colocou em diálogo as produções científicas de 11 professores/as- pesquisadores/as ligados ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, por meio do debate entre seus resultados e perspectivas de investigação. Estabeleceu, também, a consolidação inicial de uma Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras sobre Trabalho da UFSC, que já “nasce” de forma articulada a uma Rede de Sindicatos da região e que firmou, na ocasião, a intenção de se ampliar, abarcando outras áreas que investigam o trabalho na UFSC além das ciências humanas. Participaram estudantes e professores/as da UFSC, sindicalistas e demais interessados/as.

Em sua abertura, o evento contou com falas das profs. Thaís Lapa e Glaucia Fraccaro, respectivamente dos departamentos de Sociologia e Ciência Política e de História da UFSC, bem como integrantes da comissão organizadora do evento; de Jacques Mick, vice-diretor do CFH e um dos idealizadores da Rede; e de Elça de Andrade Farias, do Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo – Fazendo Escola. Salientou-se a importância da conexão que o evento estabelecia, tanto entre as diferentes perspectivas disciplinares dedicadas a compreender o mundo do trabalho, como entre universidade e sociedade.

Nas três sessões que compuseram a Jornada Científica, foi possível ter contato com as agendas de pesquisa que vem sendo conduzidas por especialistas no tema trabalho, que integravam os departamentos de Antropologia, História, Sociologia e Ciência Política, Psicologia e Jornalismo. Durante os debates da Jornada, os pontos de conexão das pesquisas foram se estabelecendo, ao mesmo tempo em que problemas estruturais que afetam o trabalho no Brasil ao longo de nosso processo histórico e suas configurações no presente se evidenciavam.

A primeira sessão, coordenada por Thaís Lapa (LASTRO/SPO), contou com as apresentações de Beatriz Mamigonian, pesquisadora do Laboratório de História Social do Trabalho e da Cultura e professora do Departamento de História (LABHSTC/HST-CFH), que discorreu sobre o tema “Trabalho compulsório: a gestão estatal da exploração dos trabalhadores e a construção dos sentidos de trabalho livre”, seguida de Jacques Mick, do Laboratório de Sociologia do Trabalho e Departamento de Sociologia e Ciência Política (LASTRO/SPO-CFH), cuja fala intitulava-se “Nas dobras da precariedade: Informalidade e discriminação racial e de gênero no trabalho por conta própria no Brasil”. A sessão foi fechada por Valéria de Bettio Mattos, do Laboratório de Informação e Orientação Profissional e Departamento de Psicologia (LIOP/PSI-CFH), que falou sobre “Trajetórias profissionais, identidade e saúde mental: entre a formação e a inserção no mercado de trabalho”.

Já a segunda sessão, coordenada pelo prof. Adriano Duarte (HST), um dos organizadores do evento, teve as apresentações de Glaucia Cristina Candian Fraccaro (HST-CFH), que tratou da “Legislação trabalhista para mulheres”, Elka Lima Hostensky (PSI/CFH), cujo tema abordado foi “Organização do trabalho, experiência laboral e riscos psicossociais em contexto de precarização”,  Thaís de Souza Lapa (LASTRO/SPO-CFH), que discorreu sobre “As condições de trabalho e as relações de gênero contemporâneas no contexto do trabalho fabril” e Henrique Espada (HST-CFH), que abordou “As armadilhas da liberdade: a invenção da  ideia de “trabalho livre” no Brasil escravista”.

Por fim, a terceira sessão, mediada por Glaucia Fraccaro (HST) contou com as apresentações de Viviane Vedana, pesquisadora do CANOA/GESTO e professora do Departamento de Antropologia (ANT-CFH), sobre “O setor do comércio sob a ótica da antropologia da técnica”; de Samuel Pantoja Lima, pesquisador do LASTRO e professor do Departamento de Jornalismo, que discorreu sobre “O perfil profissional e sociopolítico dos jornalistas brasileiros na atualidade” e “O perfil das/dos docentes da UFSC”; de Suzana da Rosa Tolfo, do Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (NEPPOT/PSI), tratando de sua trajetória de investigações sobre “Os sentidos e significados sociais do trabalho: entre prazer e sofrimento”, sendo finalizada por Adriano Duarte (NEHLIS/HST-CFH) cuja fala tratou do tema “A história da construção das lutas por direitos nas relações entre trabalhadores e a cidade”.

Os debates que se seguiram após cada mesa tiveram, ao final das sessões, um desfecho que demarcou o propósito de consolidação e ampliação da Rede de Pesquisadores sobre Trabalho na UFSC.

A perspectiva e expectativa é a de que os debates estabelecidos no evento tenham continuidade no ciclo de seis seminários “Futuro do trabalho: perspectivas latino americanas” que será realizado entre outubro e novembro de 2021.

A Rede de Pesquisadores/as Sobre Trabalho da UFSC deve se reunir novamente antes deste evento, entre setembro e início de outubro. Caso deseje se integrar a a Rede e receber informações sobre esta reunião, escreva para lastro@contato.ufsc.br.

O vídeo com a íntegra da Jornada Científica Sobre Trabalho está disponível na página do Lastro no youtube.