24/11 – Trabalhadores e trabalhadoras reinventam formas de organização

Trabalhadores e trabalhadoras reinventam formas de organização.

Para finalizar o ciclo de seminários, propõe-se refletir sobre novas formas de organização no mundo do trabalho. Através de troca de experiências, pesquisadores e representantes sindicais serão convidados a pensar sobre o refluxo do sindicalismo, novas perspectivas e ações coletivas para mobilização da classe trabalhadora no Brasil e na América Latina.

Neto Puerta (Mediador):

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário de Santa Catarina (SINJUSC).

Márcia de Paula Leite (Conferencista):

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Professora do Programa de pós Graduação em Educação e do Programa de Doutorado em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realiza pesquisas na área de Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Mercados de trabalho, reestruturação produtiva, relações sociais de gênero. Foi presidente da Associação Latinoamericana de Estudos do Trabalho (ALAST) no período de 2010 a 2013.

Victoria Basualdo (Conferencista):

Doutora em História pela Universidade de Colúmbia, pesquisadora do Conicet, coordenadora do programa “Estudos do trabalho, movimento sindical e organização industrial” na área de Economia e Tecnologia da Flacso Argentina e coordenadora de uma unidade especial de investigação na Secretaria de Direitos Humanos da Argentina. Professora do Mestrado em Economia Política da Flacso. Autora de inúmeros artigos e livros, coordenou a obra “A classe trabalhadora argentina no século XX: formas de luta e organização. Seu último livro, coordenado com Hartmut Berghoff y Marcelo Bucheli é “Big Business and Dictatorships in Latin America: A Transnational History of Profits and Repression”, publicado pela editora Palgrave en 2021.

Data: 24 de novembro de 2021, 18:30hs.